OS CUSTOS DE UM CACHORRO

 

Todos querem um cachorrinho lindo com olhar doce e meigo, que seja calmo mas que também brinque com as crianças e seja o melhor amigo delas e uma compania para os pais e idosos. Contudo está a ser frequente demais aquelas pessoas que querem isso tudo de um cachorro e que não querem pagar o devido valor.

Dessa forma houve espaço no mercado para Puppy Farms, ou as chamadas fábricas de cachorros que simplesmente criam todas as raças ou quase todas as raças que estão em alta no mercado ou que são de certa forma procuradas e por consequência vendáveis. As fábricas de cães não sabem o que é uma criação selectiva, apenas unem macho com fêmea sem olhar a mais nada. tanto os progenitores como os cachorrinhos são normalmente tratados com péssima alimentação, muitos nunca são vacinados nem desparazitados e por vezes estão doentes quando são vendidos.

Um criador sério e que faz uma selecção como deve ser, quando escolhe um macho para uma fêmea, já estudou várias gerações de pedigree na árvore genealógica tanto da fêmea como do macho, esse estudo tem o foco tanto na morfologia dos antepassados como também na existência possivel de algum tipo de doença que seja transmissivel geneticamente e que se quer evitar. A tudo isso chama-se Selecção Contínua de uma raça com um apuramento contínuo de todas as qualidades e características desejadas na raça, nunca esquecendo o caráter que o animal deve ter. Um cachorro adquirido a um bom profissional irá por certo ser o mais próximo dos 100% fiel ao padrão da raça sem desvios anormais de qualquer característica ou comportamento.

Um criador concecioso vende os cachorrinhos apenas após os 2 meses de idade e nessa altura já foram desparazitados várias vezes e vacinados com as primeiras doses de vacina que irão ser essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico dos cachorrinhos. Não bastante a mãe da ninhada foi bem alimentada durante todo o periodo de repouso antes de ter sido acasalada para que fizesse uma boa ovulação e desse um bom número de cachorros fortes e muito saudáveis. Os bons tratos aos reprodutores e cachorros são o primeiro sinal de um trabalho sério, o segundo bom sinal é a higiene, pois um bom criador mantém sempre uma higiene elevada.

É muito importante dizer que um cachorrinho de pêlo brilhante, olhos vivazes, que esteja pesado e não barrigudo (sinal de vermes) e que tenha muita energia é sempre um cachorro saudável.

Recebo frequentemente chamadas de pessoas que procuram cachorros e que já tiveram recentemente um e que cresceu demais, ou não tinha pêlo, ou porque as orelhas não eram caidas, e por aí a fora etc etc etc... Um bom criador preocupa-se demasiado com a morfologia sendo os seus cachorros o mais similar possivel ao padrão exigido pela FCI, contudo supostos criadores ou fábricas de cães apenas preocupam-se em vender um cachorro que enquanto pequenino é encantador, mas que depois de tornar adulto pode ou não manter as características desejadas e muitos até mesmo possuem desvios comportamentais errantes e que causam problemas graves aos donos como danos a bens ou a terceiros.

Para que se possa falar também de um criador sério e do seu trabalho é preciso que se fale em custos, e é disso que iremos agora tratar, pois como todo trabalho, um criador que passa mais da metade do dia com os cachorros dando exercicio, limpando e dando às ninhadas o tratamento devido para que elas cresçam saudáveis e mentalmente desenvolvidas, é um trabalho custoso e que deve ser devidamente valorizado. Pois as pessoas não se apercebem dos custos envolvidos numa criação feita correctamente.

Quando se falam em custos o primeiro pensamento de quem está de fora é: X cachorros x tantos euros dá X euros de lucro! MUITO ERRADO! vejamos então como se calculam correctamente os custos de uma ninhada, para só então depois podermos ver os lucros.

Como disse anteriormente, a mãe deve ser alimentada durante todo o período de repouso para se garantir que tenha uma boa ovulação e que possa sustentar uma gravidez sem problemas dando cachorrinhos saudáveis. Um saco de ração de 15kg de boa qualidade custa no mercado por volta de 70 euros. Um Cocker ou collie adultos devem comer uma média de 350g por dia.

A alimentação dos cachorrinhos é sempre uma alimentação puppy que é mais cara que a de adulto. Cada cachorrinho entre os 20 e 60 dias de idade deve comer uma média de 200g de ração por dia cada um, que perfaz um total de 1,2kg por ninhada todos os dias.

Para que a mãe acasale é preciso um macho de excelente qualidade e que reproduza bem, um macho de elevada qualidade cobra sempre por monta o valor médio de 500 euros. Mas sim claro que alguns que estão a ler pensam que há criadores que possuem seus próprios machos e que nesse caso a monta é de graça. ERRADO MAIS UMA VEZ! Ter um macho durante todo o ano para acasalar uma ou duas fêmeas é um custo altíssimo não só em trabalho redobrado com mais um cão no canil, mas bem como também com aliementação, desparazitação, vacinas e etc....

Vamos então começar a juntar tudo numa só coluna:

alimentação da mãe

monta com um macho reprodutor selecionado

desparazitação/vacinação da mãe

radiografia de confirmação de nº de cachorros

desparazitação dos cachorros

primovacinação dos cachorros

2º vacinação dos cachorros

microchipe

registo incial de evidência de ninhada

registo individual do cachorro

Portanto se depois de ler e calcular comigo os custos de um cachorrinho ainda acha que pode comprar um cachorrinho por 200 euros com elevada qualidade e com as vacinas, chipe e LOP penso que ou está enganado ou então nesse criador falhou com qualquer um dos preceitos tidos acima com cuidados e alimentação.

E, de forma alguma, foram incluidos outros custos agregados a uma criação selectiva, como o custos elevadissimos dos reprodutores que nunca estão abaixo dos 1000 euros e podem chegar a valores exorbitantes de 6000 euros em casos de cães de reprodução atestada e comprovada e com provas de morfologia, carater e trabalho, que por sua vez também envolvem muito trabalho e custos com inscrições e treino.

Tenha sempre em conta que um cachorro comprado mais caro a um criador conceituado provavelmente irá visitar o veterinário apenas para a vacina da raiva e irá dar muitas alegrias ao seu donos tendo uma vida normal e saudável.

Espero ter sido esclarecedora neste ponto e que sirva de conhecimento para aqueles que acham que criar cães é um grande negócio.